Cinco noites e outros dias

(Por Leonardo Vinhas)

Dependendo de suas referências, Igor Amatuzzi pode ser considerado um dos segredos mais bem guardados da música brasileira ou apenas mais um artista curitibano obscuro. Mas já aviso que fica difícil escolher a segunda opção depois de ouvir com atenção seus trabalhos.

“Cinco Noites” foi um EP de cinco faixas lançado em 2015, que agora é compilado junto aos três singles lançados em 2016 e vira esse pacotinho especial para download gratuito em seu site. A sonoridade passa pelas influências de Morphine e Tindersticks, mas também traz ecos das bandas das quais Igor participou, como Iris e OAEOZ.

Os sopros continuam sendo uma das marcas mais fortes do seu trabalho, arranjados e executados em um caminho que fica entre o jazz, o AOR e até a tradição instrumental brasileira – definição que vale ainda para muitos de seus ritmos e batidas. O pós-punk e o rock inglês que influenciam “Permanência” fazem dela a única exceção nessa compilação, que traz nos três singles seu ponto forte.

O material todo foi gravado com participação de veteranos do underground curitibano (Ivan Santos, da IMOF e ex-OAEOZ; Claudio Pimentel, Marcelo “Lique” França) e também de seus ex-companheiros do Humanish (Tiaguera Nunes, Fabiano Ferronato e Allan Yokohama, os dois últimos também ex-Terminal Guadalupe). Ainda que não seja tão bom quanto “Bizri”, ainda seu melhor trabalho, é um disco que honra a qualidade estabelecida em sua obscura mas digníssima carreira.

Clique no ícone para fazer o download